O Programa de Formação em Matemática Olímpica (POTI/TOPMAT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerrou seu ciclo anual das atividades de 2024 no último sábado (9), em uma cerimônia realizada no Auditório de Administração do campus Centro Politécnico, que reuniu estudantes, familiares e professores. O programa, voltado a jovens matriculados no ensino básico, com idade entre 12 e 17 anos, oferece preparação gratuita para olimpíadas de matemática, e registra alta procura todos os anos.
O evento contou com a presença de pais, alunos e representantes da UFPR, como a vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz; a vice-diretora do Setor de Ciências Exatas, Ana Luísa Lordello; o diretor do Setor de Ciências Biológicas, Thales Ricardo Cipriani, que é pai de um dos alunos do programa; e o coordenador geral do POTI/TOPMAT, José Carlos Corrêa Eidam. Também estiveram presentes estudantes de graduação que participam do projeto, ministrando aulas semanalmente e colaborando na produção de material didático.
Em discurso que abriu a cerimônia, Eidam agradeceu aos pais e estudantes e destacou a importância do trabalho coletivo para manter o POTI/TOPMAT em funcionamento. “O ser humano se destaca pela capacidade de trabalhar em equipe. Vocês podem perceber que, quando um projeto é grande o suficiente, é impossível realizá-lo sozinho”, afirma o coordenador.
Desafios, aprendizados, amizades e inspirações — estas foram algumas das palavras mais citadas pelos alunos ao se referirem ao POTI/TOPMAT em discursos ao final da cerimônia.
Durante a cerimônia, a vice-reitora incentivou os jovens a compartilharem suas experiências. Os primeiros depoimentos demoraram a surgir, mas, depois que o primeiro aluno se dispôs a falar, mais de 15 estudantes subiram ao palco. Emocionados, eles contaram como o programa é ao mesmo tempo desafiador e gratificante. Para muitos, conhecer pessoas inspiradoras e ganhar coragem para enfrentar questões complexas são os pontos mais marcantes do projeto. “Quando você é pequeno, sempre ouve histórias de cientistas revolucionários, e quando está aqui, passa a conhecer essas pessoas que estão lutando para isso acontecer, e passa a acreditar que você pode ser uma delas”, relatou uma das alunas.
O programa
Em atividade há oito anos, o POTI/TOPMAT faz parte de uma iniciativa nacional do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que oferece aulas de preparação com foco em matemática olímpica para competições. Na UFPR, o programa se destaca na preparação de alunos para competições, especialmente para a Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM), organizada anualmente pela universidade.
No POTI/TOPMAT, os alunos são divididos em três níveis, conforme o grau de escolaridade. A turma do nível 1 é composta por alunos do 6° ou 7° ano do Ensino Fundamental; a do nível 2, por alunos do 8° ou 9° ano do Ensino Fundamental, e a do nível 3, por alunos do Ensino Médio.
Gustavo Castelhano, aluno do nível 3, comenta que participar do POTI/TOPMAT foi uma experiência enriquecedora não apenas para as olimpíadas de matemática, mas também para os vestibulares e eventuais desafios futuros. “Quando você chega aqui no POTI/TOPMAT, é até um susto, porque o conteúdo é muito mais avançado do que o que você vê na escola. Mas, à medida que começa a entender as matérias, deixa de ser algo que você faz por obrigação e passa a ser algo que você faz por amor e prazer”.
Também do nível 3, Melissa Coelho pretende ser professora de matemática no futuro e encontrou no POTI/TOPMAT um grande contato com a área ainda no Ensino Médio. “Tem muita tarefa de casa que a gente faz que são de um nível ‘desafio’, então quando você já faz o que é desafio, o que não é fica bem mais simples”, ela comenta.
Como participar
Há duas formas principais de ingresso no POTI/TOPMAT: via prova de seleção, que aborda conteúdos matemáticos contidos no currículo escolar; ou no caso de alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze na Olimpíada Paranaense de Matemática, possuem vaga direta para a turma do POTI/TOPMAT no ano seguinte.
Os alunos que receberam o Certificado de Conclusão com Aprovação/Aproveitamento do POTI/TOPMAT no ano anterior também têm vaga direta para o ano seguinte.
Para informações, datas e editais acesse: http://www.poti.ufpr.br
Por Lorena Klenk
The post Cerimônia de encerramento celebra projeto da UFPR com entrega de certificados a jovens talentos da matemática olímpica first appeared on Universidade Federal do Paraná.