Por Amanda Poso e Bruna Soares
Com o objetivo de fortalecer e incentivar o protagonismo feminino no cenário empresarial, a Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o empreendedorismo de forma institucional. Entre suas missões está a difusão da cultura empreendedora no ambiente universitário. Nesse contexto, a SPIn, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), realiza a II Semana do Empreendedorismo Feminino, um evento que visa inspirar e capacitar mulheres empreendedoras, com foco especial em práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A abertura oficial do evento, que está sendo realizado no Campus Centro Politécnico da UFPR, teve início nesta segunda-feira (11) com boas-vindas e uma introdução aos temas centrais: Empreendedorismo Feminino, ESG e ODS. A vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz, esteve presente no evento compondo a mesa diretiva ao lado de outras autoridades femininas.
Entre elas estava Mayara Elita Braz Carneiro, Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, que destacou a importância do evento: “Eu espero que esse evento seja um legado da nossa instituição, afinal o quanto é necessário esse espaço de diálogo, é uma fonte de inspiração em que uma mulher sempre aprende com a história de vida da outra, e isso nos dá coragem para nos tirar do comodismo e dar aquela confiança. Juntas nós somos mais fortes, a gente realmente precisa uma das outras.Não vamos desistir da nossa luta, muitas mulheres já pavimentaram nosso caminho, não é fácil mas estamos aqui e é uma semana linda pra nós, obrigada pela presença de vocês!”.
Na sequência, Tânia Gomes, conselheira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Mato Grosso do Sul e Diretora de Inovação da Associação Brasileira de Mentores, compartilhou sua trajetória como empreendedora e especialista em inovação. Fundadora de uma startup de impacto social, atuante desde 2017 na prevenção de assédio e discriminação, Tânia ministrou a palestra magna intitulada “Liderança Feminina e a Cultura do Cuidado”. O tema abordou a liderança feminina como um diferencial que promove a responsabilidade social e corporativa, alinhando-se aos princípios de ESG e criando empresas mais sustentáveis.
“Ao adotar uma liderança baseada no cuidado, as mulheres têm a oportunidade de redefinir o conceito do sucesso nas empresas”, disse Tânia Gomes.
Durante a fala, Tânia ainda pontuou sobre a importância das mulheres empreendedoras criarem uma comunidade mútua entre elas. “Dessa maneira vocês se apoiam, vocês trocam soluções, vocês desabafam problemas e vocês crescem juntas em comunidade”, afirmou. A palestrante também enfatizou que, no universo dos negócios, é fundamental empreender com propósito. “Repensar a forma de liderar, faz as mulheres redefinirem as métricas de sucesso, não apenas por resultados financeiros, mas por criar um legado de responsabilidade social”, finaliza.
A Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR teve sua primeira edição em 2023 e foi criada em consonância com a Lei 14.667/2023, que institui a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino no mês de novembro. A missão da Universidade, enquanto órgão federal, é promover discussões sobre os desafios do empreendedorismo feminino, difundir a cultura empreendedora e fortalecer a rede de empreendedoras.
Maico Ornelas, chefe da Unidade Promotora de Ambientes de Inovação e um dos organizadores do evento, explicou que a escolha do tema deste ano de 2024 foi motivada pela necessidade de repensar o empreendedorismo no contexto da nova economia, que não pode ser dissociada da sustentabilidade e dos desafios sociais e ambientais. “Não podemos imaginar um empreendedorismo que não seja sustentável, que ignore as questões sociais e as mudanças climáticas. Estamos trabalhando para alinhar esses temas com as trajetórias das convidadas e com as pautas que estarão em debate”, afirmou Maico.
Ele também destacou o crescente interesse das mulheres da comunidade acadêmica nos programas de empreendedorismo oferecidos pela UFPR. “Estamos mostrando que não só debatemos a desigualdade de gênero, mas estamos agindo para contribuir com soluções práticas e concretas”, completou.
Aline Both, estudante de Administração da UFPR, também compartilhou sua experiência durante o evento e ressaltou como momentos como esse podem ser transformadores para quem está cursando áreas relacionadas ao empreendedorismo. “Eu estava com meu caderno lá, anotando várias coisas, principalmente sobre como podemos aplicar o que aprendemos no nosso curso no mundo real. Não é só sobre o conteúdo acadêmico, mas sobre o desenvolvimento profissional e pessoal. O networking, os insights que você consegue, são valiosos. Principalmente nas palestras, você se sente inspirada. Percebe que as dificuldades que enfrenta não são só suas, são desafios compartilhados por muitas outras mulheres. E é justamente isso que cria uma comunidade acolhedora e que te abraça, que te ajuda a crescer e a se desenvolver.”
Aline também destacou a importância de eventos como a Semana do Empreendedorismo Feminino para incentivar mais mulheres a explorarem o campo do empreendedorismo. “É fundamental que as mulheres se sintam encorajadas a empreender, a quebrar barreiras, muitas vezes criadas pelo preconceito próprio ou até pela falta de apoio de outras pessoas, até mesmo da família. Quebrar esses paradigmas é essencial para o desenvolvimento pessoal e para se sentir capaz de conquistar seus objetivos.”
Sobre o Evento
Com uma agenda diversificada de palestras, workshops, paineis de discussão e rodadas de negócio, o evento abordará temas como inovação, liderança feminina, sustentabilidade e inclusão, proporcionando aos participantes um ambiente rico em conhecimento e networking.
O evento terá como propósito fortalecer a comunidade de empreendedoras dentro e fora da UFPR, criando oportunidades para desenvolver uma rede de mentoria que apoiará futuras iniciativas de empreendedorismo feminino, promovendo o desenvolvimento de habilidades e incentivando a liderança em suas áreas.
A programação vai até o dia 14 de novembro.
Para mais informações, acesse o Instagram da Spin.
The post II Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR vai até 14 de novembro com palestras e workshops first appeared on Universidade Federal do Paraná.