A solenidade também marca a abertura do Seminário Nacional de Cultura Digital e o lançamento do Comitê de Cultura do Paraná.
Nesta quinta-feira (20) foi realizada a cerimônia de lançamento oficial do Comitê de Cultura do Paraná, do Laboratório de Cultura Digital (LabCD)e do Projeto Mapas Culturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo a coordenadora do Laboratório de Cultura Digital da UFPR, Maria Tarcisa Bega, o objetivo do projeto é alcançar um público mais amplo por meio de oficinas, pesquisas e soluções digitais. “Entre as nossas finalidades, está a formação e qualificação de gestores, e servidores públicos de cultura. A Comunidade universitária também é o nosso foco”, disse.
“Esse é um momento e não é por acaso, de união e reconstrução”, afirma o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca”.
A solenidade aconteceu na Capela Santa Maria conduzida pela atriz curitibana Nena Inoue, vencedora em 2019 do Prêmio Shell. A abertura contou com a apresentação autoral do cantor e compositor paranaense Troy Rossilho e da atriz e cantora Letícia Sabatella, e da presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
No Paraná, o Comitê de Cultura é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, que venceu o edital publicado em meados de 2023. O papel do comitê é facilitar o acesso de artistas e produtores a recursos, verbas de financiamento e demais políticas públicas.
Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, pontuou que “é muito importante debater os rumos das novas tecnologias e onde elas irão nos levar” desejo de sucesso ao laboratório. Viva a cultura digital e essa cultura tão importante”.
A ministra Margareth Menezes, pontuou que a nossa diversidade é a nossa riqueza para o fortalecimento da nossa democracia. “A gente vai precisar de todo mundo para conseguirmos nos posicionar e fazer uma política para a cultura Digital do tamanho que o Brasil é e do tamanho que já existe hoje o desenvolvimento e os desafios digital no mundo”
A ministra ainda acrescentou: “ nossa missão tem sido garantir a toda a população brasileira o direito de fazer cultura, usufruir e acessar bens e serviços culturais e de participar de políticas culturais do país, enfrentando desigualdades, protegendo e promovendo a diversidade e a democracia. A cultura é uma ferramenta de inclusão social, de transformação, de desenvolvimento econômico, humano e sustentável”.
Além disso, o ministério da cultura tem promovido ações voltadas para a ampliação dos direitos democráticos, para um diálogo com a sociedade civil, celebrando e incentivando a mobilização social.
Tarcisa Bega, coordenadora do LabCD, destacou que “o laboratório de cultura digital da UFPR neste momento é o ponto nodal do movimento de reconstrução da rede de cultura digital”
“Cultura e universidade, ensino público superior, são duas dimensões que sofreram talvez como poucas nos últimos anos no Brasil. Um período que está sendo recuperado, sem dúvida, mas ainda há muito a ser feito”, explica o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo.
Finalizando, João Paulo Mehl, coordenador do Comitê de Cultura do Paraná, acentuou a importância de políticas na área cultural.“Eu acredito profundamente que é com boas políticas culturais que vamos salvar o que ainda precisa ser salvo”.
Sobre o LabCD
O Laboratório de Cultura Digital (LabCD), é uma iniciativa da UFPR e do Ministério da Cultura (MinC), que trabalha com metodologias participativas, desenvolvendo soluções digitais ligadas às políticas de Cultura Digital no Brasil e contribuindo no desenho de novas políticas públicas para o setor. Saiba mais aqui.
Os eixos de trabalho são o Letramento digital, a linguagem simples, desenho de políticas públicas, articulação e participação federativa e soluções digitais
Programação – Seminário Nacional de Cultura Digital
Entre os dias 20 e 21 de junho, na Reitoria da UFPR, será realizado o Seminário Nacional de Cultura Digital. Estão previstos debates sobre o uso pelas redes sociais de algoritmos fechados, soluções tecnológicas para a governança das políticas culturais e até mesmo a busca de respostas para a emergência climática.
Fique por dentro da programação completa do Seminário Nacional de Cultura Digital clicando aqui.
Ações
Ainda na noite desta quinta-feira ( 20) , a ministra da Cultura e o reitor da UFPR se reuniram na sala de Direito, do Prédio Histórico da UFPR para uma conversa sobre o cenário cultural. Ela ainda esteve em um cortejo com artistas paranaenses pelas ruas do centro da cidade, organizado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná (SATED/PR), terminando o trajeto em frente à Capela Santa Maria.
O encerramento da cerimônia foi agraciado com a apresentação do Coro & Madrigal da UFPR.
Veja na íntegra a Solenidade através do canal do Youtube da UFPR TV Eventos.
The post Ministra da cultura participa do lançamento do LabCD e do Projeto Mapas da UFPR first appeared on Universidade Federal do Paraná.