A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da sua Central de Transportes (CENTRAN), se somou à corrente de solidariedade às vítimas das recentes cheias que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Entre os dias 11 e 13 de maio, dois caminhões carregados de donativos, incluindo roupas, água, ração, cobertores, itens de higiene e limpeza, foram encaminhados para as regiões afetadas.
As doações foram arrecadadas pela Diretora de Produção de Grandes Eventos Gabriela Almeida, com a colaboração de empresas de entretenimento e pessoas físicas.
Os motoristas responsáveis pelo transporte, Alessandro Pontes e Wilson Leite, enfrentaram uma série de obstáculos desde o início da jornada. Partindo de Florianópolis em direção à cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, os caminhões enfrentaram condições climáticas adversas, estradas danificadas, bloqueios, alagamentos e deslizamentos de terra ao longo do percurso.
Apesar das dificuldades, os motoristas conseguiram chegar ao seu destino e descarregar os donativos na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), localizada em Canoas, que serviu como ponto de apoio logístico para os afetados pelas enchentes. No entanto, a situação precária das estradas e a falta de locais adequados para pernoite obrigaram os motoristas a passarem a noite dentro dos caminhões.
A ação da Central de Transportes da UFPR (CENTRAN) demonstra não apenas solidariedade, mas também a importância da colaboração entre instituições para enfrentar crises e fornecer assistência às comunidades em momentos de necessidade.
UFPR pelo Rio Grande do Sul
Diante da grave situação enfrentada pela população do estado do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está mobilizando esforços para prestar solidariedade e apoio aos afetados pela tragédia.
A instituição lançou no último sábado, (11), a campanha “UFPR pelo Rio Grande do Sul”, que tem como objetivo arrecadar água, alimentos, materiais de higiene e limpeza, fraldas, ração para animais, roupas e calçados para ajudar as famílias atingidas pelas cheias e contribuir com o processo de reconstrução das áreas afetadas.
A comunidade universitária é convidada a participar da iniciativa levando seus donativos até as portarias dos seguintes campi da instituição em Curitiba:
Reitoria – portaria dos Prédios D. Pedro I e D. Pedro II;
Campus Botânico – portaria do Setor de Ciências Sociais Aplicadas;
Centro Politécnico – portaria do prédio da Administração, no Setor de Tecnologia;
Agrárias (campus Cabral) – portaria do prédio da Administração;
Prédio Histórico – portaria principal;
Sacod (campus Juvevê) – portaria do Setor de Artes, Comunicação e Design;
Campus Batel – portaria do Departamento de Artes;
Campus Rebouças – portaria principal.
A UFPR fará o recolhimento das doações e encaminhará aos Correios para transporte ao estado gaúcho.
Para facilitar o processo de triagem, a universidade recomenda, se possível, que os materiais já sejam entregues com a devida identificação do conteúdo doado na parte exterior das embalagens.
O post Central de Transportes da UFPR realiza entrega de donativos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.