Em 13 de junho de 1924 era instalado o órgão da firma Speith, alemã, na Igreja Bom Jesus dos Perdões, à Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba. Para comemorar o centenário desse fato, será realizado na véspera dessa data, no dia 12 de junho (quarta-feira), às 19h30, um concerto especial e gratuito.
Haverá antes apresentação técnica pelo frei Lauro Both, responsável pela recente revitalização do instrumento e por sua manutenção periódica. Haverá ainda uma exposição histórica baseada nos registros dos freis franciscanos.
Depois, haverá a bênção do instrumento. Irão apresentar-se o organista Eugênio Gall, carioca radicado em Curitiba, na abertura e ao final; o coral da Paróquia Bom Jesus, regido por Esther Loayza; o Trio Barroco composto pelo professor do Curso de Luteria Aloísio Schmid ao violino, do Professor da Unespar Orlando Fraga à viola da gamba e por Eugênio Gall ao órgão; e o Coral Vokx, regido por Anderson Ombrellino.
O evento é promovido com a colaboração musical e administrativa do projeto de extensão “Resgate de Instrumentos de Teclado de Outrora” (RITO), mantido pelo Curso de Luteria da UFPR e coordenado pelo professor Thiago Corrêa de Freitas.
The post Concerto celebra o Centenário da instalação do órgão Speith da Igreja Bom Jesus dos Perdões first appeared on Universidade Federal do Paraná.