O Núcleo de Pesquisa em Direito Penal Econômico (NUPPE), projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou um lugar de destaque na 5ª Competição Brasileira de Direito e Processo Penal. Correndo com 50 equipes de diversas partes do Brasil, o grupo alcançou a segunda classificação geral e foi premiado como o melhor memorial pela parte recorrida, além de conquistar o primeiro lugar na fase escrita.
Promovida pelo Instituto de Ciências Penais (ICP) Jovem, o concurso consiste em duas etapas principais: uma fase escrita e uma fase oral. Na etapa inicial, os participantes elaboram memoriais jurídicos, um para a defesa e outro para a acusação, com base em um caso fictício. O objetivo é incentivar a prática jurídica, aprimorar a produção de peças processuais e estimular a divulgação de temas jurídicos variados. As 30 equipes com melhor desempenho avançaram para a fase oral, onde apresentam sustentações orais simuladas perante juristas.
O evento ocorre anualmente em Belo Horizonte e reúne alguns dos maiores nomes do direito no Brasil, desafiando os estudantes a desenvolver habilidades jurídicas avançadas e simulações de alta complexidade.
O NUPPE, que participa da competição desde sua primeira edição, tem experiência acumulada e reconhecimento ao longo dos anos. Fundado em 2020 sob a coordenação do Professor de Direito Processual Penal da UFPR, Guilherme Brenner Lucchesi, o núcleo é voltado ao estudo e discussão de temas relacionados à criminalidade econômica. Além de realizar encontros mensais que incluem aulas ministradas pelo professor Guilherme e convidados, além de debates, análises de casos e discussões de textos relevantes.
Na edição deste ano, o núcleo foi representado por uma equipe de competidores composta por Ana Clara Rodrigues, Bruna Ayumi Keshino, Eduarda Villwock, Eloísa Kuster Bauer, Emanuel Carlos Novaki Matos, Francisco Mathuchenko Neto, Giovana Dias, Giovana Ribeiro da Silva, Guilherme Curi, João Pedro Novakoski e Silva, João Pedro Sousa da Silva, Mariana Beatriz dos Santos e Marina Rezende Prochmann.
Além da equipe de orientadores, formada pelos ex-alunos da UFPR, que também já concorreram pelo NUPPE: Cristian Luan Rodrigues, Isabelle Pinheiro Jackiu, João Victor Stall Bueno, Leandro Oss-Emer e Marcello Lorenzo Ottobelli Azevedo.
“Esses resultados são a concretização do trabalho árduo e desenvolvido pelo Núcleo ao longo de todo o ano, e representam o melhor desempenho que tivemos em todas as cinco edições em que participamos”, celebrou a estudante de Direito Eduarda Villwock.
Eduarda ainda destaca a importância da competição para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes: “O evento proporciona o aprimoramento das habilidades de escrita e oratória, mas também um aprofundamento significativo no estudo do Direito e do Processo Penal”.
Com a conquista, o NUPPE reafirma sua relevância no cenário jurídico jurídico nacional e inspira futuros juristas a buscarem a excelência na prática através de participação em competições nacionais, atividades de monitoria, produção científica e publicação de artigos e projetos de extensão.
The post Núcleo de Direito Penal Econômico da UFPR é Destaque em Competição Nacional first appeared on Universidade Federal do Paraná.