Nesta quinta-feira (21), ocorreu a solenidade de descerramento da placa comemorativa ao reconhecimento dos médicos poloneses que contribuíram para a fundação da Faculdade de Medicina de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento foi realizado no auditório do Setor de Ciências da Saúde do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR e contou com a presença de autoridades polonesas e brasileiras, como a Cônsul da República da Polônia, Marta Olkowska, o senador e ex-presidente do Senado da República da Polônia, ativista importante da oposição e do sindicato “Solidariedade” nos anos 1980 na Polônia, Bogdan Borusewicz, e o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.
Claudete Regiane, superintendente do CHC-UFPR/Ebserh, destacou: “Hoje é um dia de reconhecimento que o curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná presta aos médicos poloneses que, há mais de 100 anos, ajudaram a estabelecer o curso de Medicina”. Ela também ressaltou que a placa será instalada ao lado do quadro da turma de formatura de 1919, ocupando um local de grande simbolismo.
O senador da República da Polônia, Bogdan Borusewicz, expressou sua satisfação: “Fico feliz em ver que o Brasil se lembra da contribuição polonesa para o seu desenvolvimento”, afirmou. Bogdan também pontua: “São pessoas importantes que criaram o setor da Medicina e ajudaram a universidade
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, também se pronunciou durante a cerimônia: “Hoje, com a presença do presidente do Senado da Polônia, do embaixador polonês e da Cônsul-Geral da Polônia em Curitiba, temos a oportunidade de reconhecer, com esta placa, a contribuição dos médicos poloneses que, no início da nossa universidade, foram fundamentais para a construção da Faculdade de Medicina. Este é um grande reconhecimento aos que vieram antes de nós e abriram o caminho até aqui, além de uma homenagem à forte presença cultural polonesa em nossa cidade e estado, e à importância dessa cultura na edificação da nossa universidade.”
Logo após a cerimônia, na Sala Homero de Barros, foi lançado o acervo digital de imprensa de língua polonesa publicada no Brasil. O acervo, que abrange periódicos publicados desde o final do século XIX até a segunda metade do século XX, visa preservar e promover o legado cultural polonês no país.
“Que nossa faculdade continue impulsionando esta iniciativa, que se expanda e cresça. A presença polonesa precisa ser destacada do ponto de vista cultural. O trabalho do Departamento de Letras Polonesas é crucial para preservar e divulgar a cultura polonesa no Brasil. Nossa própria cultura também depende desse legado”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
O lançamento do acervo digital foi dividido em dois momentos e inclui uma programação com palestras a partir das 18h30, no Anfiteatro 400, no Edifício Dom Pedro I. Você pode acompanhar acessando aqui o canal do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR.
The post Descerramento de placa comemorativa aos médicos Poloneses na UFPR first appeared on Universidade Federal do Paraná.