A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a 16ª melhor instituição de ensino superior da América Latina, de acordo com o ranking de avaliação Times Higher Education (THE) Latin America, divulgado nesta terça-feira (12). A universidade também é a mais bem colocada no estado do Paraná e a 7ª entre as federais brasileiras.
Nesta edição da classificação, a UFPR subiu três posições em relação ao ano passado, passando do 19º para o 16º lugar. Ao todo, foram avaliadas 214 universidades de 16 países latino-americanos, entre públicas e privadas. No Brasil, 70 instituições de ensino superior foram analisadas.
A Universidade de São Paulo (USP) voltou a assumir a liderança do ranking, posição que não ocupava desde 2017. Das 20 melhores universidades da América Latina listadas pelo THE em 2024, 15 são brasileiras e dessas, 13 são públicas.
Neste ano, o THE adotou novos eixos para avaliação das instituições: Qualidade da Pesquisa, Indústria, Perspectivas Internacionais, Ambiente de Pesquisa e Ensino. A UFPR obteve pontuação geral de 68,6. O cálculo foi baseado nas seguintes notas: 50,0 em Qualidade de Pesquisa; 47,3 em Indústria; 31,8 em Perspectivas Internacionais; 81,8 em Ambiente de Pesquisa e 76,9 em Ensino.
Metodologia
Nesta edição, o ranking atualizou sua metodologia, passando a utilizar 18 indicadores, cinco a mais do que nos anos anteriores. Os indicadores são agrupados nas grandes áreas de Ensino (ambiente de aprendizagem); Ambiente de Pesquisa (volume, renda e reputação); Qualidade da Pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); Perspectiva Internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e Indústria (renda e patentes).
Produzido por uma consultoria britânica, o Times Higher Education é considerado um dos rankings educacionais mais respeitados do mundo.
The post UFPR sobe mais e é a 16ª melhor universidade da América Latina first appeared on Universidade Federal do Paraná.