Aconteceu nesta terça-feira (5) o Prêmio Senatran 2024. A cerimônia premiou projetos, ações e produções técnico-cientificas voltadas à segurança no trânsito, destacando iniciativas que promovem a preservação de vidas. Entre os vencedores está Isabella Alves Costa, egressa do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A premiação também visa fortalecer o compromisso de organizações públicas e privadas com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
O evento é composto por diversas categorias voltadas à instituições públicas e governamentais. No evento estiveram presentes representantes de instituições de ensino, membros de órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), organizações e empresas de trânsito de passageiros e/ou de cargas.
“O Prêmio Senatran incentiva a criação de soluções inovadoras para os desafios do trânsito, promovendo uma cultura de segurança que beneficia motoristas, pedestres, ciclistas e todos os usuários das vias. É um reconhecimento que também motiva o meio acadêmico a se engajar nessa causa”, afirmou a professora do departamento de transportes e orientadora de Isabella, Anelise Schmitz.
A premiação tem como meta reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2034, em comparação aos índices de 2020. Isabella foi premiada por seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Avaliação de Segurança Ferroviária em Passagens em Nível de Pedestre Irregulares”, orientado pelos professores Luis Augusto Koenig Veiga, do Departamento de Geomática, Anelise Schmitz, do Departamento de Transportes, e pelo engenheiro Pedro Henrique Steindorf Pessotto. O trabalho venceu na Categoria VII – Desenvolvimento de Soluções e Projetos Inovadores Relacionados à Infraestrutura Viária, com foco na segurança no trânsito.
“A abordagem principal do trabalho foi analisar o número de atropelamentos em passagens de nível para pedestres (PNP) irregulares, a fim de identificar e mapear as áreas com maior incidência de acidentes em Curitiba”, diz Isabella sobre o trabalho.
A segurança no trânsito é um tema de extrema relevância, especialmente diante dos dados alarmantes: no último ano, foram registrados aproximadamente 65 mil acidentes nas rodovias e cerca de 700 em áreas ferroviárias do Brasil. “Para reduzir esses números, é fundamental aprofundar os estudos em segurança viária e buscar soluções eficazes para a diminuição de acidentes”, completa a ex-aluna.
“O trabalho de Isabella sobre segurança no trânsito é de grande impacto para a comunidade, pois influencia diretamente a qualidade de vida e o bem-estar de todos. Foi gratificante ver seu engajamento e como suas contribuições podem beneficiar a sociedade”, acrescenta a professora Anelise.
“Fiquei extremamente feliz em representar a UFPR e o Paraná. Durante minhas experiências de extensão acadêmica e iniciação científica, descobri minha paixão pela área de transportes. Receber esse prêmio e poder retribuir à universidade é uma grande satisfação”, finalizou Isabella, emocionada em representar a instituição.
The post Aluna egressa da UFPR é premiada por trabalho sobre segurança no trânsito first appeared on Universidade Federal do Paraná.