Quantcast
Channel: Universidade Federal do Paraná
Viewing all articles
Browse latest Browse all 168

Projeto EnvelheSendo promove qualidade de vida para idosos de Curitiba e Região 

$
0
0

No Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o projeto de extensão EnvelheSendo oferece atividades físicas e práticas corporais voltadas para a população idosa, promovendo um envelhecimento saudável.  

A sala de atividades, rodeada de espelhos, é o espaço onde os participantes se encontram. Os exercícios incluem dança, jogos e educação em saúde, com o objetivo de melhorar a capacidade funcional e promover a socialização. As aulas ocorrem às terças e quintas à tarde e são divididas em três partes: aquecimento, parte principal e relaxamento, com exercícios que buscam melhorar a capacidade funcional dos participantes. 

As atividades do Projeto EnvelheSendo acontecem desde 2016, no Departamento de Educação Física da UFPR.

As dinâmicas são adaptadas para atender às necessidades dos idosos, promovendo a saúde física e cognitiva através de exercícios que estimulam a memória e a capacidade muscular. “Nosso foco é para que eles consigam fazer suas atividades cotidianas e ao mesmo tempo ter possibilidade de sair de casa, ter sua capacidade de autonomia preservada. Com isso, os benefícios são inúmeros”, explica a coordenadora do EnvelheSendo, professora Lucélia Justino Borges. 

Maria da Silva relata que sua mobilidade melhorou desde que começou as práticas em grupo, desde que começou a participar do projeto, há cinco anos. “Além dos exercícios que mantém a gente sempre ativo, tem ainda as amizades que a gente faz, né? Isso não tem preço”, resume. 

Todas as dinâmicas são propostas e executadas por estudantes de Educação Física, supervisionados pela coordenadora do projeto.

Para a estudante Catarina Latenik dos Santos, a prática da Educação Física com idosos exige atenção aos detalhes, refletindo a singularidade de cada participante, o que aprimora seu desenvolvimento. “Sinto que a experiência no projeto me ajudou a lidar com a ansiedade e a me adaptar a diferentes ambientes, tanto no contexto acadêmico quanto profissional”.  

As aulas são planejadas a partir de avaliações funcionais realizadas três vezes ao ano, que ajudam a definir as necessidades de cada integrante. Para fazer parte do projeto, os interessados devem passar por aulas experimentais, com inscrições abertas e gratuitas durante o período letivo.  

As dinâmicas também servem como um espaço de diálogo entre diferentes gerações.

Para mais informações, acesse o Instagram do EnvelheSendo

Texto: Jessica Furtado dos Santos 

Fotos: Equipe Coordenadoria de Extensão UFPR 

The post Projeto EnvelheSendo promove qualidade de vida para idosos de Curitiba e Região  first appeared on Universidade Federal do Paraná.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 168